Usbekistao

 

 

Dados Estatísticos

 
Capital: Tashkent
Idioma: Uzbek, russo e outros dialetos
Moeda: Som uzbeque

 

Precisa visto para brasileiros: NAO

Quantas vezes eu fui : 1

CURIOSIDADES

4.3/5

O Uzbekistão pertenceu ao Império Persa ainda antes de Cristo, integrou a União Soviética de 1925 a 1991. Localiza-se na Asia Central e não tem comunicação com o mar. Foi parte importante na Rota da Seda    que conectava o comércio entre a China e a Europa em longas caravanas e por isso deixou um legado muito rico que se pode ver  principalmente em Samarkand.

O Que Mais Vale a Pena

Samarkand é um museu a céu aberto. Suas Mesquitas trabalhadas em mosaicos coloridos são uma relíquia.Tashkent na época da União Soviética foi a quarta maior cidade depois de Moscou, São Petersburg e Kiev, com avenidas amplas e modernas. Foi chamada a Paris da Asia Central.

Como Foi A Viagem

Cidades visitadas

  • Tashkent
  • Samarkand

Estivemos no Uzbekistão no ano de 1985 , ainda União Soviética quando o turismo ainda era raro nessa região e ninguém tinha ouvido falar no Brasil a não ser no nosso Rei Pelé e no futebol. Saímos de Tashkent , atravessando o Cáucaso, visitando o Lago Ural,  um dos maiores lagos de montanha do mundo. Cruzar o Cáucaso foi uma experiência emocionante ,num inverno 10 a 30 graus abaixo zero. Uma beleza estonteante! Uma sociedade machista onde a maioria d as mulheres ficava escondida, nosso grupo fez sucesso por ser inédito na região! Muita riqueza cultural e arquitetônica.

Dicas Práticas

País onde a maioria é muçulmana.  Uma cidade interessante com grandes mercados e bazares . O Complexo Hast  Imam é  formado de Mesquitas, madrassas e mausoléus que merecem ser visitados.  Em um dos prédios encontra-se uma biblioteca que abriga um alcorão do século VII. Um dos mais antigos do mundo.

TRANSPORTE

O metrô é uma boa opção em Tashkent.

VISTO

E necessário o visto.

ROUPAS

Clima frio árido, necessita roupas quentes pesadas.

COMIDA

Comida à base de carneiro muito saborosa , são comidas fortes devido ao frio.

QUANDO IR

Inverno muito rigoroso embora o visual seja belíssimo.

INDO DO AEROPORTO PARA CIDADE

O aeroporto internacional fica em Tashkent. Há dois terminais.Melhor agendar  um traslado ou pegar um táxi.