Rio Grande do Sul

Dados Estatísticos

 
Capital: Porto Alegre
 
4.3/5

O Que Mais Vale a Pena

Vale a pena conhecer: Itaimbe,Itaimbezinho no norte do estado,regiao dos canyons. Pode acessar atraves da estrada do sol que segue desde Torres ate Cambara ou atraves de Taquara. Mes de abril tem a cavalgada das Prendas ( so de Mulheres ).Os homens fazem a parte de atendimento ,servicos , alimentação. Quando eu fui éramos 400 mulheres vestidas a caráter ,bombachas ou vestidas de prendas,carregando as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.Foi uma experiência fantástica e inesquecível.Ver aquela quantidade de gauchas galopando pelos campos e coxilhas não da para esquecer. No final fomos aguardadas com um churrasco em uma fazenda que foi preparado e servido pelos companheiros. Regiao da serra e dos vinhedos! Visitar Garibaldi, Bento Gonçalves as casas da colonia italiana ,visitar as vinicolas, fazer degustação dr vinhos e queijos. Excelente apresentação.Sem falar na comida farta e saborosa.Nosso vinho ja esta sendo respeitado e citado nas grandes vinicolas francesas. E possível associar com uma visita a regiao de Canela e Gramado,Caxias do Sul. Áreas vizinhas .Pode reservar uma semana para essa regiao. Regiao das Missões, historica , merece uma visita e vale conferir um show de luzes e dons nas ruinas. Porto Alegre a capital linda e faceira com muita historia e rica gastronomia.No mes de setembro , dia 4 comecam as festividades pela Festa Farroupilha que terminam dia 20 de setembro com um belo desfile patriótico.No Parque Harmonia realiza-se uma festa nesse periodo com acampamento de gauchos fazendeiros(chamados piquetes).Tem uma fartura muito grande de churrasco e de musica. As praias extensas são o grande destino da maioria dos gaúchos , no verão.

Como Foi A Viagem

Cidades visitadas

  • Porto Alegre
  • Pelotas
  • Caxias
  • Bento Goncalves
  • Garibaldi
  • Nonoai
  • Cruz Alta

Dicas Práticas

Vale  à pena alugar um carro em Porto Alegre e desde aí se deslocar para as cidades do interior. Há muito que ver e fazer.

ROUPAS

Verão caloroso e inverno frio com vento Minuano. Carregar agasalhos e sapatos confortáveis.

COMIDA

A comida no Rio Grande do Sul é um tópico à parte principalmente para quem gosta de carne. Os churrascos são especiais. Tem o churrasco em fogo de chão que é uma especialidade dos gaúchos. A comida italiana muito rica e os vinhos da Serra Gaúcha que já são respeitados e reconhecidos em grandes vinhas fora do Brasil. Vale à pena fazer uma visita no Mercado Municipal, tem ótimos restaurantes e produtos locais e de todo o estado para vender. Atenção com os horários de atendimento.

Fecha aos domingos.

TRANSPORTE

Porto Alegre tem uma excelente malha de transportes urbanos locais. O sistema de taxis muito bom e têm preços razoáveis.

QUANDO IR

No verão temos as praias há cerca de 100 km da capital. Temos  atividades diversas o ano todo dependendo da região que se visitar. Fevereiro tem a festa da Uva em Caxias do Sul , grande festa temática. Setembro temos a Festa Farroupilha em praticamente todas as cidade do Rio Grande do Sul. Dezembro em Gramado temos as festividades natalinas e a cidade torna-se um presépio vivo. Vale conferir.

VIDA NOTURNA

Porto Alegre cidade alegre com bastante atividade noturna, principalmente no Bairro Moinhos de Vento e Petrópolis.

PASSEIOS RADICAIS

Temos caminhadas, mergulhos , praias . Muita atividade na região dos canyons.

INDO DO AEROPORTO PARA CIDADE

Tem um sistema de tram que vai até o centro , no Mercado Municipal. Os taxis funcionam muito bem.

3.829 Comentários