Mongolia

Dados Estatísticos

 
Capital: ULAN BATHOR
Idioma: MONGOL
Moeda: TUGRIK

Precisa visto para brasileiros: NAO

Quantas vezes eu fui : 1

O Que Achei da Viagem

4.3/5

Maravilhosa! A fiz durante a viagem Transsiberiana!

Através de uma agência em Barcelona . Barcelona/Beijing /Beijing a Moscou de trem e Moscou /Barcelona de avião.

infotuareg@tuareg.com

Uma belíssima aventura!

O Que Mais Vale a Pena

VIAGEM TRANSSIBERANA Escolhi a Agencia ViatgesTuareg de Barcelona apos uma ampla pesqui sa de preços, datas e ajustes que me interessavam. Saida de Barcelona onde fui na agencia pegar a mala de cortesia e as devidas instruções. Fui sempre muito bem atendida pelo sr.Joan Bartome. Encontrei o pequeno grupo de 5 pessoas no aeroporto para irmos direto a Beijing. Esta seria minha terceira visita a esta cidade. Onde passamos três dias. Pegamos o primeiro trem rumo a UlanBaatar a Capital da Mongólia. Trem confortável , cabine leito com o necessário ,sem luxo. Na fronteira da China com a Mongolia descemos do trem para trocar a bitola . Existe uma diferenca de trilhos nesses dois paises. O processo levou algumas horas.Aproveitamos o tempo para comprar algum suprimento no mercado da Aduana e fazer cambio Atravessamos as regiões de amplidão imensa ,paisagem diferente, árida quase inabitada do deserto de Gobi. Visitamos os pontos principais, estatua de Ghengis Khan e de seu filho. Região com características de deserto.Muito frio a noite e muito calor durante o dia. Fomos para o deserto de Gobi onde nos instalamos em acampamentos fixos confortáveis(GER). Banheiro com água quente, muito limpo.Camas confortáveis. O pavilhão do restaurante bastante amplo.Comida saborosa a base de legumes e carne de carneiro.Durante o dia saiamos para fazer caminhadas no deserto e visitar aldeias .Tivemos a felicidade de chegar numa festa regional no final de semana.Todos vestidos com suas roupas coloridas tradicionais de festa. Pudemos fazer uma cavalgada . Encontramos um grupo de pastores levando uma quantidade grande de camelos. Tive a sorte de poder montar num camelo e sair em velocidade junto com o grupo. Foi uma bela e inesquecível experiencia! Fomos de UlanBaatar rumo a Sibéria Chegamos em Irkutski e fomos para o lago Baikal. O maior lago de agua doce do mundo. Maravilhoso! Lago Baikal povoava os meus sonhos e a minha imaginação atraves dos romances de Andre Troyat : O Moscovita , Leon Tolstoy :Ana Karenina e outros . Fizemos uma trilha lindíssima em torno do lago e nos hospedamos num vilarejo típico com lindas casa de madeira.Chalés típicos da região .Casas com janelas coloridas azuis e cortinas de renda brancas. Parecia irreal.Fizemos belas trilhas. rkutski capital da Sibéria.Foi palco de grandes tragédias , para onde foram os exilados politicos entre tantos prisioneiros levados para trabalhos forcados da Rússia e antiga União Soviética. Interessante visitar o Museu dos Decembristas ! Inimaginável pensar o que essas pessoas viveram e o que tiveram que suportar para ali chegar! A parte mais longa da viagem de trem e o trecho de Irkutski a Moscou. Foram 4 dias com pequenas paradas em Novosibirski,Kassan. Em Moscou permanecemos mais três dias. Esta seria minha segunda vez nesta cidade.

Como Foi A Viagem

Cidades visitadas

  • Ulan Bathor
  • Ulhamka

A Capital interessante , simples .Muitas referencias e estátuas de Ghengis Khan e seu filho. 

Dicas Práticas

Os banheiros são do tipo asiático com o fosso e ocal para apoiar os pés. O clima muda muito como em toda região desértica. Muito frio à noite e calor durante o dia. O sol e ventos pedem muito protetor solar.

TRANSPORTE

Nosso transporte foi todo por terra,em uma caminhonete 4×4 . As estradas são de terra na sua grande maioria , também muito irregulares , muitas vezes passamos por dentro dos campos e dos riachos. Sendo que numa oportunidade tivemos uma pane em uma área deserta  com pouco movimento e tivemos muita dificuldade para conseguir ajuda. Após algumas horas fomos socorridos e pudemos sair do buraco/literalmente. Estávamos entre pedras grandes dentro de um córrego.

VISTO

Visto para brasileiros só é necessário após 90 dias de permanência.

ROUPAS

Importante levar roupas para todos os climas, frio e muito calor.

A mala que nos foi presenteada , flexivel, não muito grande com divisorias foi excelente. Mochila e uma boa solução. Roupas leves e confortáveis para caminhada, roupas para frio(segunda pele) , um bom agasalho tipo corta vento forrado. A marca Unicque tem bons agasalhos para o frio e que não ocupam muito espaço. Chapeu, bota para caminhada ou tênis.
Luvas, cachecol.
 

COMIDA

Comida regional saborosa,bastante calórica,  a base de carneiro.

QUANDO IR

De agosto a novembro.

FAZER AMIGOS

Amizade entre o grupo de viagem. Somente conversas rápidas e de forma turística.

Nossos guia e motorista sim, mostraram-se bons amigos.

VIDA NOTURNA

Vida noturna relativa, a maior atividade é diurna e os dias começavam muito cedo, ao amanhecer.

CAMBIO

O câmbio fizemos logo na fronteira com a China , uma pequena quantidade em espécie.Não se aceitam cartões de crédito.