Marrocos
Dados Estatísticos
Capital:Rabbat
Idioma: Àrabe e Francês
Moeda: Dirham
Precisa visto para brasileiros: NAO
Quantas vezes eu fui : 2
O Que Achei da Viagem
Viagem muito interessante! Além de Marrakech,,Fez,Rabat e Meknes foram capitais das antigas dinastias e merecem uma visita.
O Que Mais Vale a Pena
Belíssimo país!apaixonante ! culturalmente muito rico, muita história, muita beleza natural. Particularmente a cultura árabe/ marroquina me fascina! Fez é um encanto com sua Medina milenar, fiz a segunda viagem ao Marrocos especificamente para rever a Medina de Fez. Quanto mais você caminha , mais se encanta !Lojas de todos os tipos e o material que se imaginar, roupas típicas lindas, muitas jóias em ouro e prata ricamente trabalhadas. Vários produtores de artesanato em madeira , couro, prata que seguem a tradição familiar secular. Em Fez vale à pena hospedar-se em um hotel típico dentro da Medina. E interessante fazer o primeiro passeio guiado e depois sair solo e desbravar as ruelas. Degustar as especiarias, tomar chá , todas as lojas te oferecem um há de cortesia. Marrakesh cidade vermelha linda! Merece fazer uma boa caminhada e desbravar esta bela cidade com seus jardins e inclusive o Jardim de Yves Saint Laurent, belíssimo. Aberto a visitação. Tetuan e Tanger que foi o tema do Romance O Tempo entre Costuras, que me fez extender a viagem a te essas cidades. Tetuan com sua Medina branca e florida com fábrica de couro, pratas, madeiras mesmo estilo que a de Fez porém em tamanho menor. Tanger já uma cidade maior ,mais moderna a beira mar , mais habitada e também com mai pessoas tentando tirar partido dos turistas. A Medina grande , mais desorganizada e não tão tradicional como as duas anteriores
Como Foi A Viagem
Cidades visitadas
- Rabat
- Marakesh
- Fez
- Tetouan
- Tanger
- Meknes
- Tanger
E um país para e retornar muitas vêzes e permanecer algum tempo para se embrenhar na cultura e no idioma! Penso que duas vêzes foram insuficientes para mim.
Dicas Práticas
Caminhar nas medinas é a melhor coisa… e muito. A cada canto se conhece coisas interessantes e diferentes. As pessoas são muito simpáticas e te convidam para um chá todo o tempo. Tem as fábricas de tapetes em que o objetivo é vender. Fazem malabarismos e apresentam tapetes maravilhosos irresistíveis. Precisamos de “ coração forte” para não comprar. São reamente muito bonitos e muito bem trabalhados.
Clima quente, cidades já modernizadas. Atenção com os guias que tentam vender seus serviços e nem sempre são tão corretos. Não se pode generalizar. Tive ótimo guia em Fez e o Fausi meu guia no restante do Marrocos que foi ótimo.
Fazer um acampamento e com povos nômades no deserto é uma grande experiência. Há vários passeios organizados muitas agências credenciadas. Vale à pena fazer.
O sistema de barganha é uma prática comum nessa regiâo.
TRANSPORTE
O sistema de trens é muito bom. Fiz diversos percursos dentro do país ,pontuais , limpos ,corretos.Gostei muito. Outras opções, alugar um carro é muito bom pois se vai parando onde desejar. E mais pitoresco. Também contratar uma excursão para conhecer dar um giro pelo país com explicações de um bom guia , é muito bom.
ROUPAS
Muito quente no verão ,roupas leves ,calçados confortáveis, pode fazer muito calor. No inverno pode fazer frio e nevar nas montanhas. País muçulmano ,mas não tão rigoroso com os turistas.Assim mesmo é bom ter um lenço grande ou pashimina para usar em determinados templos.
COMIDA
A comida é um caso à parte: maravilhosa! Difícil comer mal. Farta e saborosa! Na Medina temos a parte de especiarias com frutas secas ,tâmaras e figos secos e os temperos deliciosos. Outra tentação!
A comida árabe baseada em verduras , carne de carneiro, frango. E o cuscuz marroquino uma espcialidade deliciosa. As frutas doces e saborosas.
QUANDO IR
Durante todo o ano é possível fazer uma visita.
Há muitos transatlânticos que fazem uma parada em Casablanca. E muito fácil ir desde Portugal ou da Espanha ,há vôos baratos e muitas opções.Em geral Casablanca é o melhor lugar para se chegar.
FAZER AMIGOS
Povo cordial e alegre , recebem muito bem os brasileiros.
VIDA NOTURNA
Dentro da Medina há poucos lugares com música típica, nos hotéis há maiores atrações. No hotel Sheraton e La Mamounia em Marrakesh há música e show típicos muito interessantes .
PASSEIOS RADICAIS
Acampamento e passeios de jeep 4×4 no deserto; caminhadas.
INDO DO AEROPORTO PARA CIDADE
Há um trem que sai do aeroporto de Casablanca e vai até o centro na estação de trens. Barato e prático.
Táxis, sempre é bom combinar o preço antes com o motorista.
CAMBIO
E bom fazer na chegada no aeroporto.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.